terça-feira, 30 de agosto de 2022

Associação Atlética Agrolândia - 1993



                                                                      

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA  AGROLÂNDIA E O HISTÓRICO ANO DE 1993


  Foto: Ciro Salla


   Nossa memória esportiva do futsal do alto vale do Itajaí de hoje, trás um pouco da vitoriosa campanha da Associação Atlética Agrolandia de 1993 quando esta disputou o campeonato estadual da 1ª Divisão da Federação Catarinense de Futebol de Salão.  
    No ano de 1993 a equipe local chegou ao Inédito título da divisão de acesso do futsal catarinense que lhe rendeu o acesso ao grupo de elite do futsal catarinense. A campanha foi de 14 jogos, com 10 vitórias e 4 derrotas . A final foi diante da equipe do Tubarões da Cidade de Balneário Camboriú.
  A equipe integrou a chave do Litoral que era composta pela Belamar (Lages), Cruzeiro do Sul (Joinville), Recel (Criciúma), Tubarões (Baln. Camboriú) e São Joaquim. Na fase inicial as equipes se enfrentavam dentro da própria chave em jogos de ida e volta, os dois primeiros avançavam para as semifinais.
Campanha da 1ª fase:
ASPM 3x9 Agrolândia
AA Agrolândia 4x2 Belamar
AA Agrolândia 5x1 Tubarões
Cruzeiro do Sul 10x2 AA Agrolândia
Agrolândia 4x6 Recel (Criciúma)
Agrolândia 7x4 ASPM
Belamar 3x6 Agrolândia
Tubarões 7x1 Agrolândia
Agrolândia 4x3 Cruzeiro do Sul
Recel 6x8 Agrolândia


    Na fase incial, Tubarões, Cruzeiro do Sul e Agrolândia polarizaram a briga pelas duas vagas, ficando com Tubarões (1º) e Agrolândia (2º).

Hora do tudo ou nada é semifinal valendo vaga...

    Pelas semifinais o adversário foi a qualificada equipe da Sulmate de Lindóia do Sul, líder do grupo Oeste. Na partida de Ida (21/08) , vitória em Agrolandia por 4 a 3 e a vantagem de jogar pelo empate em Lindoia do Sul.
Na partida de volta (04/09), a equipe  venceu o adversário dentro de Lindóia do Sul por 7 a 5e garantiu sua vaga a decisão da primeirona e a Divisão Especial.

Pausa no Estadual, era a vez dos regionais dos JASC em Caçador....


    Após a classificação para a final do estadual, e a vaga garantida na Especia lde 94 a equipe foi a Caçador disputar os regionais do JASC. Duas vagas em disputa para o estadual de Tubarão. A equipe de Agrolandia integrou a chave A  que ainda tinha Cambo Belo do Sul, Curitibanos e Tangará. os desafios eram enormes pois haviam equipes qualificadíssimas, Otacílio Costa, Joaçaba, Capinzal e Ituporanga (clubes da Especial).
    Diante de todas as dificuldades a equipe a equipe agrolandense derrotou Capinzal em uma partida tumultuada, onde o adversário jogava pelo empate, mas a seis segundos do fim Agrolandia marcou o gol da vitória que garantiu a equipe na final e nos JASC estadual de Tubarão.

Partida final diante de Otacílio Costa


 

DECISÃO DA PRIMEIRONA

    A decisão da Primeira Divisão foi diante da conhecida equipe do Tubarões de Balneário Camboriú, adversário de Agrolandia na fase inicial.
    Na partida de ida no dia 02 de outubro, vitória do Tubarões por 3 a 1, partida esta com mando do Tubarões, mas realizada em Camboriú. Resultado que obrigava Agrolândia a vencer no tempo normal  para jogar pelo empate na prorrogação. 



    A partida de volta aconteceu no dia 16 de outubro em Agrolandia,  em um dia quente e inesquecível para os agrolandenses a equipe derrotou por 5 a 4 no tempo normal e empatou a prorrogação em 1 a 1 e sagrou-se campeã da Primeira Divisão de 1993. Nesta partida Júlio Cesar Ernst marcou todos os 6 gols da equipe de Agrolandia. 
    O jogo... A primeira etapa terminou empatada em 1 a 1 , resultado que daria o titulo ao Tubarões, na etapa final  o Tubarões fez o segundo com Juliano Pio (08m04s), que também se destacou marcando 5 dos seis gols de sua equipe no jogo. No minuto 09 e no minuto 10 Júlio marcou dois e virou o jogo para Agrolandia. Ele mesmo ampliou para 4 a 2 aos 12m19s,menos de um minuto depois juliano diminuiu fazendo o terceiro dos visitantes. O quinto de Agrolandia veio aos 16m39s e aos 18 Nivaldo diminuiu para 5 a 4, porem a partida no tempo normal terminou com vitória da equipe local.
    Prorrogação: Na prorrogação de 10 minutos, Agrolandia marcou logo aos 43 segundo e estava proxima do titulo, pois o empate lhe servia, porem aos 09 m com 10 segundos Juliano empatou o jogo, mas a partida terminou mesmo em 1 a 1 e garantiu o caneco a Equipe de Agrolandia.

Agrolandia: Juliano Venturi, Juvenir Justo, Júlio Ernst, Walter Neto e Waldonei Eger. Entrou: Claudio Ernst. Técnico: Valmir Batista.

Demais jogadores que atuaram na campanha: Ralf Siewerdt, Ademir Verter, Juarez dos Santos, Dalton Margardt, Ademir Paes, Nelson Kambeck, Caluto Zandonai, Douglas Bononomi, Roger de Simas, Agnaldo Schelemper, Nilo Nazario e Carlos Noering.



JASC EM TUBARÃO....

Em Tubarão a equipe estreou perdendo para Otacilio Costa por 4 a 3, na sequencia empatou com São Bento em 3 a 3 e se despediu com novo empate, 6 a 6 com Mafra.


    Em 1994 a equipe disputaria a Divisão Especial, fato inédito e histórico para o município, a equipe permaneceu na elite estadual ate 1998 quando licenciou-se e de lá para cá voltou somente no inicio de 2010 onde disputou a Primeirona, sem grandes resultados.

    Ficam aqui nossos agradecimentos a todos que fizeram parte desta história que resgatamos para você amante do salonismo.

 Seguimos juntos, ate depois do fim.............. compartilhe, divulgue e colabore conosco.











    




Nenhum comentário:

Postar um comentário